O contacto com animais estimula o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos que utilizam métodos terapêuticos.
A hipoterapia é uma técnica terapêutica bastante conhecida e utilizada com a ajuda de cavalos. É rica em estímulos motores, sensoriais, emocionais e cognitivos.
O cavalo é um animal muito sensível e expressa emoções de forma clara e variada facilitando a interpretação humana, sendo as características favoráveis deste animal o seu galope suave e agradável, ter uma altura mediana, não se assustar facilmente e principalmente ser muito dócil e disciplinado.
O objectivo desta actividade terapêutica passa por proporcionar o desenvolvimento de potencialidades, respeitando os limites e visando a integração na sociedade, de forma a obter benefícios bio-psico-motores.
Este tipo de tratamento é maioritariamente procurado por crianças portadoras de algum tipo de deficiência como por exemplo trissomia 21, paralisia cerebral, autismo, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento ou até insuficiência cardíaca, (entre outros).
A hipoterapia melhora a elasticidade e flexibilidade, a coordenação motora, a acuidade visual, táctil, auditiva e olfactiva, a capacidade de concentração, estimula sensações e percepções do próprio corpo (elasticidade e flexibilidade), incrementa o afecto e interacção social.
Por Inês
Por Inês
Sem comentários:
Enviar um comentário