O objectivo da terapia com cães é fornecer benefícios terapêuticos a pessoas de todas as idades, com desafios físicos, emocionais ou mentais.
Esta terapia promove o aumento da sociabilidade, autoconfiança e uma certa independência na convivência do quotidiano.
As principais pessoas usadas para este tipo de terapia são os idosos; pessoas fragilizadas fisicamente e psicologicamente ou hospitalizadas; crianças e adultos com problemas de aprendizagem ou com deficiência mental; crianças provenientes de famílias em risco; adultos com problemas sociais e de adaptação.
Afim de participar nestas terapias o cão deve apresentar algumas características, como ser dócil, e confiante, gostar de receber e de dar carinho, estar vacinado e ter mais de 2 anos de idade.
Definitivamente o cão é o melhor amigo do homem. Não é só um excelente animal de companhia como também pode ter um papel fundamental no dia-a-dia das pessoas com dificuldades motoras, auditivas e visuais.
Assim sendo o cão assistente pode especializar-se em:
- cão guia que auxilia pessoas com deficiência visual;
- cão de alerta que tem como objectivo avisar as pessoas como as epiléticas da aproximidade de ocorrência de um ataque;
- cão de surdos que vai indicando fontes sonoras a pessoas com deficiência auditiva;
- cão de serviço que tem como finalidade auxiliar pessoas com incapacidade motoras ou com problemas do faro psiquiátrico.
Assim consoante as características, necessidades e desejos de cada individuo, o cão pode ser educado para realizar determinadas habilidades, como por exemplo retirar o dinheiro do Multibanco, retirar a roupa da maquina de lavar, aconchegar o dono ou ate mesmo mudá-lo de posição na cama.
Por Vanessa
Sem comentários:
Enviar um comentário